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Ícone - São Cristóvão Cinocéfalo III
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Ícone - São Cristóvão Cinocéfalo III
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O ícone de São Cristóvão nos deixa com medo, atônitos ou mesmo indignados: São Cristóvão representado com a cabeça de um cão. A combinação de traços animais e humanos é uma característica de um demônio ou de uma criatura mítica na arte medieval.

De acordo com uma versão de sua biografia, São Cristóvão veio de uma tribo de cinocéfalos, isto é, pessoas com cabeça de cachorro que eram frequentemente mencionadas por autores antigos e medievais. Isso é contestado porque a aparência dessa imagem pode ser atribuída a uma interpretação incorreta do nome do santo. De acordo com uma hipótese, é um nome distorcido da região geográfica de onde Cristóvão era – Cynoscephalae (uma região montanhosa na Tessália, Grécia). Além disso, a palavra cananeu (uma pessoa de Canaã) soa semelhante à palavra latina canis , ‘cachorro’. Outra versão atribui isso ao tratamento literal da descrição da aparência do santo, “um homem semelhante a um animal”. Uma biografia de São Cristóvão, espalhada por Chipre e mais tarde na Rússia, diz que o santo tinha sido muito bonito, mas pediu ao Senhor para fazê-lo feio, porque ele queria evitar a tentação.

Existem várias versões da biografia de São Cristóvão nas tradições orientais e ocidentais.

De acordo com a tradição oriental, havia um homem chamado Reprebus capturado em combate contra as tribos no leste do Egito durante o reinado de Décio. Ele era enormemente alto e tinha cabeça de cachorro como todos os membros de sua tribo. Reprebus declarou abertamente sua fé cristã e repreendeu aqueles que perseguiram os cristãos antes de seu batismo. O imperador Décio enviou duzentos soldados para capturá-lo. Reprebus não resistiu. Havia milagres a caminho: um cajado da mão do santo florescia e ele multiplicava pães com sua oração, como o Salvador fizera. Os soldados que escoltaram Reprebus ficaram tão impressionados com os milagres que se converteram ao cristianismo e foram batizados por Babylas, um bispo de Antioquia, junto com Reprebus. Cristóvão foi o nome que Reprebus recebeu no batismo. Quando Cristóvão foi levado perante o imperador, o último chamou duas prostitutas e ordenou-lhes para seduzir o santo para fazê-lo renunciar a Cristo. No entanto, quando as mulheres retornaram ao imperador, declararam que também eram cristãs. Eles foram brutalmente assassinados e morreram como mártires. Décio sentenciou Cristóvão à pena capital. Depois de tortura cruel, o mártir foi decapitado.

As lendas ocidentais são bem diferentes das que estamos acostumados. Segundo alguns pesquisadores, eles poderiam ter aparecido no século VI. Geralmente, a tradição católica é baseada na Lenda de Ouro de Jacobus de Varagine, em que se conta a história de um gigante chamado Reprebus que levou em sua cabeça para ir e servir “o maior rei que havia”. Ele foi até o rei que tinha a reputação de ser o maior, mas um dia ele viu o rei fazer a cruz à menção do diabo. Ele passou a servir o diabo, mas depois descobriu que o diabo temia a Cristo.

Ele conheceu um eremita que o instruiu na fé cristã. Cristóvão perguntou-lhe como ele poderia servir a Cristo. O eremita sugeriu que, por causa de seu tamanho e força, Cristóvão podia servir a Cristo ajudando as pessoas a atravessar um rio perigoso, onde estavam perecendo na tentativa.

Depois de Cristóvão ter realizado esse serviço por algum tempo, uma criancinha pediu-lhe para levá-lo através do rio. Durante a travessia, o rio inchava e a criança parecia tão pesada quanto o chumbo, tanto que Cristóvão mal podia carregá-la. A criança respondeu: “Você tinha em seus ombros não apenas o mundo inteiro, mas também Aquele que fez isso.” Então Jesus batizou Reprebus no rio, e ele recebeu seu novo nome Cristóvão, que significa aquele que carrega Cristo. Então o Menino Jesus disse a Cristóvão para enfiar um galho de árvore no chão, e ele se tornaria uma árvore frutífera. Este milagre converteu muitas pessoas à fé. O governador local ficou indignado e jogou Cristóvão na prisão, onde ele foi atormentado até a morte. Esta história teve uma grande influência na iconografia ocidental. O santo é invariavelmente representado com o Menino Jesus nos ombros.

A veneração de São Cristóvão é menos difundida no Oriente. As imagens com cabeça de cachorro de Cristóvão podem ser encontradas apenas em comunidades de ritos antigos e apenas em raros ícones e afrescos.

Fonte: FASBAM

Por enquanto são feitos nos tamanhos padrão: foto de uma página inteira (A4), 200x250mm, 130x120mm e 90x130mm.Lembrando que todos ícones podem estar em tamanhos maiores do padrão, isso devido a dimensão de cada modelo, sendo esses em formato: quadrado, retângulo, com detalhes em recorte e até redondo.